Você já ouviu falar em Pancs ?
Pancs Ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, é o que há de mais moderno hoje no mundo gastronômico, ou melhor nem tanto, conforme vou explicar mais para a frente neste texto.
Depois da Gastronomia de vanguarda também conhecida por gastronomia molecular, na qual se conseguem apresentações únicas através de técnicas e produtos especiais, temos agora começando a ganhar destaque o uso ou melhor dizendo resgate do uso de plantas pouco conhecidas do publico em geral, mas que em alguns casos já foram muito conhecidos e utilizados, alguns exemplos Cambuci, Cambuquira, Taioba, Cambui, Jaca, Capuchinha, Ora-pro-nóbis, etc.
Algumas destas plantas de tão importantes deram nome a bairros de cidades como Cambuci em São Paulo e Cambuí em Campinas.
Temos uma variedade enorme de espécies que são comestíveis hoje temos quase 600 que forma testadas para este fim, várias delas podem ser encontradas na sua rua ou no parque mais próximo, alguns exemplos de plantas que são comestíveis e são relativamente fáceis de serem encontradas por terem uso paisagístico,
Feijão Borboleta, Uva Japonesa, lirio do brejo, Camélia, Boa Noite, Taboa, Amor Perfeito, Lírio Amarelo, Ipê Amarelo, Mentruz, Dama da Noite, Hibisco e até plantas consideras pragas como Tiririca, erva-tostão, azedinha, tanchagem, beldroega entre outras.
um simples passeio no bairro desde que você saiba que está colhendo com mais sabor e saúde para sua alimentação, uma vez que estas plantas são isentas de fertilizantes e defensivos químicos, em uma próxima postagem vou colocar uma receita usando alguma PANC que possa ser relativamente fácil de ser encontrada.
Um Exemplo Feijão Borboleta, as suas flores são usadas, para vários fins culinários, como sucos,chás, e como corante natural para elaboração de pratos
Nenhum comentário:
Postar um comentário