quarta-feira, 17 de junho de 2015
Pizza feita em casa
Todo Brasileiro adora uma pizza, e para quem gosta de se aventurar na cozinha, vou passar uma receita de massa de pizza super fácil e super gostosa, costumo trabalhar com gramas, mas converti esta receita para medidas que se usam em casa para facilitar o preparo.
Massa para 1 Pizza grande ou duas pequenas
1 pacote 10 g de fermento biologico
1 colher de café de sal
1 colher de café de açucar
1 xic de farinha
1/2 xic de agua morna
misture todos os ingredientes deixe descansar até dobrar de volume
Dica se estiver frio ou estiver com pressa acenda a luz do forno e coloque para fermentar dentro dele
após dobrar de volume modele a massa em 1 ou duas bolas conforme a preferência, e espere a massa crescer de novo.
não costumo utilizar molho pronto faço o meu a partir de tomate, nunca cozinhe o molho para fazer pizza, outra dica se estiver com pressa, utilize tomate pelati em lata, é só abrir a lata e temperar, costumo usar o tomate em pedaços, assim nem preciso de liquidificador.
Agora abra a massa com auxilio de um rolo, se não tiver vale usar garrafa de vinho, já fiz e funciona,
Aqueça o forno na maior temperatura que seu forno permitir, os fornos a lenha de pizzarias chegam a mais de 400 graus, se tiver aquelas pedras de fazer pizza utilize, fica bem melhor, outra dica é utilizar se tiver uma chapa de ferro fundido que couber no forno e assar a pizza em cima, fica quase igual forno a lenha.
Agora é colocar o molho na massa , cobrir com a cobertura de sua escolha e
Bom Apetite
PS tenho feito todo o processo em aproximadamente 1 hora, mais ou menos o tempo de espera de uma pizza aos finais de semana.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
PANCS Plantas Alimenticias não convencionais
Você já ouviu falar em Pancs ?
Pancs Ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, é o que há de mais moderno hoje no mundo gastronômico, ou melhor nem tanto, conforme vou explicar mais para a frente neste texto.
Depois da Gastronomia de vanguarda também conhecida por gastronomia molecular, na qual se conseguem apresentações únicas através de técnicas e produtos especiais, temos agora começando a ganhar destaque o uso ou melhor dizendo resgate do uso de plantas pouco conhecidas do publico em geral, mas que em alguns casos já foram muito conhecidos e utilizados, alguns exemplos Cambuci, Cambuquira, Taioba, Cambui, Jaca, Capuchinha, Ora-pro-nóbis, etc.
Algumas destas plantas de tão importantes deram nome a bairros de cidades como Cambuci em São Paulo e Cambuí em Campinas.
Temos uma variedade enorme de espécies que são comestíveis hoje temos quase 600 que forma testadas para este fim, várias delas podem ser encontradas na sua rua ou no parque mais próximo, alguns exemplos de plantas que são comestíveis e são relativamente fáceis de serem encontradas por terem uso paisagístico,
Feijão Borboleta, Uva Japonesa, lirio do brejo, Camélia, Boa Noite, Taboa, Amor Perfeito, Lírio Amarelo, Ipê Amarelo, Mentruz, Dama da Noite, Hibisco e até plantas consideras pragas como Tiririca, erva-tostão, azedinha, tanchagem, beldroega entre outras.
um simples passeio no bairro desde que você saiba que está colhendo com mais sabor e saúde para sua alimentação, uma vez que estas plantas são isentas de fertilizantes e defensivos químicos, em uma próxima postagem vou colocar uma receita usando alguma PANC que possa ser relativamente fácil de ser encontrada.
Um Exemplo Feijão Borboleta, as suas flores são usadas, para vários fins culinários, como sucos,chás, e como corante natural para elaboração de pratos
Assinar:
Postagens (Atom)